Cordel

CORDAS EM CORDEL

NÚMERO DE PÁGINAS 17
ANO DE EMISSÃO 2010

Cordas em Cordel foi uma das mais felizes surpresas da minha vida quando o violoncelista Antônio Guerra Vicente – o Guerrinha, com sua esposa, a violinista Ludmila Vinecka, deram-me a difícil e honrosa missão de escrever a história do Quarteto de Brasília.

Caros leitores! Com belíssimas xilogravuras de Marcílio Tabosa e fotos que registram uma história, este livro fala de trabalho, de beleza, de dedicação e amor à Música e ao Brasil. Narra, em rimas, como o Professor Guerrinha idealizou, toda a trajetória de um quarteto que levou Brasília a todos os Estados da nossa Federação e a outros países do nosso e de outros continentes. Brasília, tão injustiçada sendo vista apenas como a cidade da política, representada pelo Quarteto de Brasília, subiu ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em traje de gala, de pé, aplaudida, com o Prêmio Sharp nas mãos.

Carregando Brasília em seu próprio nome, esses artistas fizeram discurso musical muito bem afinado, digno de respeitosos comentários em jornais importantes nos Estados Unidos, assim como levou à Europa e à Ásia a certeza de que o Brasil tem mais a mostrar do que uma pequena fotografia que o mundo insiste em reduzir. Aos mais longínquos rincões do nosso país, nosso quarteto levou a música brasileira, levou alegria e inspiração, emoções que podem ser constatadas nas histórias ocorridas nessas viagens. É dessa linda História que “Cordas em Cordel” fala. Com muito orgulho apresento a vocês, O QUARTETO DE BRASÍLIA!

Comentário sobre o livro

“Um Presente Especial, que agora se eterniza em versos cordelistas”.

Um dos grandes prazeres da vida é rememorar as realizações marcantes que se cristalizaram num legado inesquecível. E um desses prazeres é o resgate de Quarteto de Brasília, em versos cordelistas, ricamente ilustrado com as imagens que trazem ao presente a sensação de revivência para os que tiveram e também aos que não tiveram o privilégio de testemunharem essa expressão da arte musical de Brasília.

Fortíssima é a tradição da arte musical clássica na Capital da Esperança, e o Quarteto em Cordas aqui é resgatado e disponibilizado aos navegantes na Internet.

Quem foram e qual a importância de Antônio de Pádua Guerra Vicente, de Moysés Mandel, de Ludmila Vinecka, de Glêsse Collet e de Cláudio Cohen para a criação e para a história do Quarteto de Brasília?

Esse especial presente que agora se eterniza em versos cordelistas, a mais simpática e comunicativa das espécies poéticas e a mais enfática em ritmo e musicalidade, é inspiração da piauiense Clinaura Macêdo, violinista aposentada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. O detalhismo de toda trajetória do Quarteto, da fundação, dos primeiros anos de atividades, das turnês nacionais e internacionais, os Festivais, os CDs gravados e os prêmios que eternizaram a consagração do Quarteto, estão aqui disponibilizados. Ele se constitui de um rico acervo histórico, num enfoque muito didático aos leitores e pesquisadores, seja no Glossário para orientações aos leitores, seja na diversidade de informações históricas que enriquecem a narrativa específica da obra, a exemplo também do catálogo de todos os concertos realizados.

Esta é a sexta obra da autora, edição de 2020, independente, pela Gráfica e Editora Positiva-DF, com ilustração do xilogravurista Marcílio Tabosa e apresentação do escritor Gilberto Diener.

Com surpreendente inspiração, desenvoltura criativa e uma inteligência bem peculiar, Clinaura Macêdo imprime nesta obra seu estilo leve, ágil e muito descontraído.

Ronaldo Alves Mousinho
Professor e Escritor.